REGRA 9 - BOLA DE SAÍDA



  1. Depois de consignado um tento, a partida recomeçará de maneira idêntica, por um atleta de equipe que sofreu o tento.

  2. Após o descanso regulamentar a que se refere à regra, a partida recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinicio será efetivado por um atleta da equipe contrária aquela que executou a saída de bola inicial.

  3. O atleta executante da bola de saída do 1º ou 2º período ou na reposição de bola após sofrer um gol, não poderá demorar mais de 4 (quatro) segundos para fazê-lo.

  4. Será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.

  5. Um tiro livre concedido em favor da equipe defensora dentro de sua área penal ou meta poderá ser cobrado de qualquer parte da área.

  6. Um tiro livre indireto concedido em favor da equipe atacante, dentro da área penal ou meta adversária, será cobrado em cima da linha da área no local mais próximo de onde ocorreu a infração.

    PUNIÇÃO

    No início da partida a escolha de lado ou pontapé inicial será decidido por meio de sorteio procedido pelo árbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando e a equipe perdedora terá o direito de iniciar o jogo. Dado o sinal pelo árbitro, a partida será iniciada por um dos atletas, que movimentará a bola com os pés em direção ao lado contrário, devendo a mesma, nesse momento, estar colocada imóvel sobre o centro da quadra, cada equipe deverá estar em seu próprio lado e nenhum atleta da equipe contrária à iniciadora da partida poderá aproximar-se a menos de 3 (três) metros da bola e nenhum jogador de ambas as equipes, poderá invadir a meia quadra do adversário enquanto a bola não for movimentada. O atleta que executar a saída de bola, não poderá ter contato com a mesma enquanto esta não for jogada ou tocada por outro atleta.

    Caso o executante da bola de saída toque na bola pela segunda vez antes que outro atleta o faça, será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde ocorreu o toque. Para qualquer outra incorreção será repetida a bola de saída de posse da mesma equipe.

    Recomendações:

    • Antes de autorizarem o início ou reinício de uma partida, com a bola colocada no centro da quadra, os árbitros devem exigir que as equipes estejam cada uma em sua meia quadra de jogo.

    • Na bola de saída, depois de autorizado pelo árbitro, o atleta adversário que invadir o círculo central ou a quadra adversária, antes que a bola seja movimentada, deverá ser, obrigatoriamente, punido com cartão amarelo e repetido o lance.

    • Se no caso de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazê-lo deve ser penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva.

 

Voltar
 
Todos os direitos reservados a Federação Roraimense de Futebol de Salão-F R F S