REGULAMENTO DE CERTAMES ESTADUAIS


 

VII - DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 25 - O Campeonato Roraimense de Futsal, categoria adulto masculino, se compõe de:

a) Divisão Inicial;

b) Divisão de Acesso;

c) Divisão Especial.

Parágrafo primeiro. A Divisão Inicial tem a denominação adicional de Taça Alamir Casarim.

Parágrafo segundo. A Divisão de Acesso tem a denominação adicional de Taça Flamarion Vasconcelos.

Art. 26 - A Divisão Especial será disputada por no máximo 4 (quatro) e no mínimo 2 (dois) clubes/associações.

Parágrafo primeiro. O último classificado na Divisão Especial cairá para a Divisão de Acesso.

Parágrafo segundo. Em 2011, em respeito ao Regulamento de Certames Estaduais 2010, a Divisão Especial será disputada por 6 (seis) clubes/associações, de acordo com classificação obtida no Campeonato Roraimense, Divisão Especial, do ano anterior.

Art. 27 - A Divisão de Acesso será realizada no 1º (primeiro) semestre, composta pelos 3 (três) clubes/associações remanescentes do ano anterior e pelo campeão da Divisão Inicial, também do ano antecedente.

Parágrafo primeiro. Apenas o campeão da Divisão de Acesso ascenderá à Divisão Especial, enquanto o último classificado cairá para a Divisão Inicial.

Parágrafo segundo. Se, porém, algum clube/associação integrante da Divisão Especial deixar de inscrever-se, no prazo consignado, serão chamados a integrá-la, por ordem de classificação, até que se complete o número de 4 (quatro) equipes, clubes/associações da Divisão de Acesso.

Parágrafo terceiro. Em 2011, excepcionalmente, a Divisão de Acesso será realizada no 2º (semestre) semestre, composta pelos clubes/associações classificados em 7º e 8º lugares no Campeonato Roraimense, Divisão Especial, do ano anterior, e 5º e 6º classificados do Campeonato Roraimense, Divisão Especial, do corrente ano.

Art. 28 - A Divisão Inicial será realizada no 1º (primeiro) semestre, sempre que se fizer necessário, em decorrência de existir pelo menos 1 (um) clube/associação interessado em participar do Campeonato Roraimense, categoria adulto masculino, do ano respectivo, além dos 8 (oito) integrantes da Divisão Especial e da Divisão de Acesso.  

Art. 29 - Participarão da Divisão Inicial os clubes/associações que não tenham participado do Campeonato Roraimense, categoria adulto masculino, do ano imediatamente anterior e o clube/associação que tenha obtido a última colocação na Divisão de Acesso.

Parágrafo primeiro. Apenas o campeão da Divisão Inicial subirá para a Divisão de Acesso.

Parágrafo segundo. Se, porém, algum clube/associação integrante da Divisão de Acesso deixar de inscrever-se, no prazo consignado, serão chamados a integrá-la, por ordem de classificação, até que se complete o número de 4 (quatro) equipes, clubes/associações remanescentes da Divisão de Inicial.

Art. 30 - A Divisão Inicial será disputada por no mínimo 2 (dois) e no máximo 8 (oito) clubes/associações, da seguinte forma:

I - 6 (seis) a 8 (oito) participantes:

a) a competição será disputada em 1 (um) único turno, dividido em 2 (duas) fases, sendo uma classificatória e outra decisiva;

b)  na  fase classificatória, todas as equipes jogarão entre si, classificando-se para a fase decisiva as 4 (quatro) primeiras colocadas;

c)  na fase decisiva, a disputa se dará da seguinte forma:

1 - semifinais, com a 1ª (primeira) colocada jogando contra a 4ª (quarta) e a 2ª (segunda) com a 3ª (terceira), jogos de ida e volta, se necessário, classificando-se para a final as 2 (duas) equipes que obtiverem maior número de pontos nos 2 (dois) confrontos.

1.1. em caso de empate em número de pontos no final da última partida, classificar-se-á a equipe melhor colocada na fase classificatória.

1.2. em persistindo o empate, aplicar-se-ão os critérios previstos nos itens 2, 3, 4, 5 e 6 do artigo 35.

1.3. dentre as equipes finalistas, a melhor colocada na fase classificatória levará 1 (um) ponto de bonificação para a final.

2 - a decisão da competição se dará entre as equipes vencedoras de cada uma das semifinais, numa série de até 3 (três) partidas, sagrando-se campeã no entanto a equipe que obtiver o número de 5 (cinco) pontos ou pontuação impossível de ser superada pela adversária na soma dos confrontos decisivos e ponto de bonificação.

Parágrafo único. Sempre que necessário nas fases decisivas, em quaisquer competições previstas neste Regulamento, serão aplicados os preceitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2 deste artigo.

II - 3 (três) a 5 (cinco) participantes:

a)   a competição será disputada em 2 (dois) turnos,  com todos os participantes jogando entre si, classificando para a final as 2 (duas) equipes que obtiverem maior número de pontos no somatório geral, sendo que o 1º (primeiro) colocado levará 1 (um) ponto de bonificação para a fase final;

b) a decisão da competição se dará numa série de até 3 (três) partidas, sagrando-se campeã no entanto a equipe que obtiver o número de 5 (cinco) pontos ou pontuação impossível de ser superada pela adversária na soma dos  confrontos decisivos e ponto de bonificação.

III - 2 (dois) participantes, a competição se dará numa série de até 4 (quatro) partidas, sagrando-se campeã no entanto a equipe que obtiver o número de 7 (sete) pontos na soma dos  confrontos.

Art. 31 - A Divisão Especial e a Divisão de Acesso do Campeonato Roraimense, categoria adulto masculino, serão disputadas da seguinte forma:

I - 3 (três) e 4 (quatro) participantes:

a)   a competição será disputada em 2 (dois) turnos,  com todos os participantes jogando entre si, partidas de ida e volta, classificando-se para as finais as 2 (duas) equipes que obtiverem maior número de pontos no somatório geral;

b) a decisão da competição se dará na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30.

II -   2 (dois) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso III do artigo 30.

III -   Este ano, a Divisão Especial será disputada por 6 (seis) participantes, em 3 (três) fases, sendo 2 (duas) classificatórias  e 1 (uma) decisiva, da seguinte forma:

  1. na 1º (primeira) fase, todas as equipes jogarão entre si, classificando-se para a 2ª (segunda) fase as 4 (quatro) primeiras colocadas;
  1. na 2ª (segunda) fase, as 4 (quatro) equipes classificadas jogarão entre si, classificando-se para a fase final as 2 (duas) primeiras colocadas;

 

  1. a decisão da competição se dará na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30.

Parágrafo único. Em 2011, excepcionalmente, os clubes/associações classificados em 5º e 6º lugares na 1ª (primeira) fase do Campeonato Roraimense, Divisão Especial, disputarão a Divisão de Acesso do corrente ano.

Art. 32 - Os campeonatos masculinos (categorias sênior, sub-20 e sub-15) e femininos (adulto, sub-20 e sub-15) serão disputados da seguinte forma:

I -  9 (nove) ou mais participantes, a competição terá 2 (duas) fases:

a) na 1ª (primeira) fase, as equipes serão divididas em 2 (dois) grupos, com igual número de participantes ou não, que jogarão entre si dentro do seu respectivo grupo, classificando-se para a 2ª fase as 3 (três) melhores colocadas de cada grupo;

b)  na 2ª (segunda) fase, as 6 (seis) equipes jogarão entre si, classificando-se as 2 (duas) melhores colocadas, que decidirão a competição na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30.

II - 6 (seis) a 8 (oito) participantes, será adotado o sistema de disputa previsto no inciso I do artigo 30.

III - 3 (três) a 5 (cinco) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso II do artigo 30.

IV - 2 (dois) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso III do artigo 30.

Art. 33 - Os campeonatos masculinos (categorias sub-14,sub-13, sub-12, sub-11, sub-10, sub-9 e sub-8) e feminino (sub-14, sub-13 e sub-10) serão disputados da seguinte forma:

I -  9 (nove) ou mais participantes, a competição terá 2 (duas) fases:

a) na 1ª (primeira) fase, as equipes serão divididas em 2 (dois) grupos, com igual número de participantes ou não, que jogarão entre si dentro do seu respectivo grupo, classificando-se para a 2ª fase as 2 (duas) melhores colocadas de cada grupo;

b) na 2ª (segunda) fase, a disputa se dará da seguinte forma:

1 - semifinais, com as 1as. (primeiras) colocadas de um grupo jogando contra as 2as. (segundas) colocadas do outro grupo, num único jogo, classificando-se para a final as 2 (duas) equipes vencedoras dos confrontos, com a vantagem do empate para a equipe melhor classificada na 1ª (primeira) fase;

2 - a decisão da competição se dará na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30, inclusive com a bonificação prevista no subitem 1.3.

II - 6 (seis) a 8 (oito) participantes, será adotado o sistema de disputa previsto no inciso I do artigo 30.

III - 3 (três) a 5 (cinco) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso II do artigo 30.
 
IV - 2 (dois) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso III do artigo 30.

Art. 34 - A Taça Cidade de Boa Vista, masculina e feminina, nas suas diversas categorias, terá o seguinte sistema de disputa:

I -  9 (nove) ou mais participantes, a competição se dará  em turno único, onde as equipes serão divididas em 2 (dois) grupos, com igual número ou não, as quais jogarão entre si dentro de seu respectivo grupo, classificando-se para as finais a 1ª (primeira) colocada de cada grupo, que decidirão o certame na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30;

II - 5 (cinco) a 8 (oito) participantes, a competição se dará em turno único, com todas as equipes jogando entre si, classificando-se para as finais as 2 (duas) primeiras colocadas, que decidirão o certame na forma prevista no item 2 da letra c do inciso I do artigo 30;

III - 3 (três) a 4 (quatro) participantes, será adotado o sistema de disputa previsto no inciso II do artigo 30;

IV - 2 (dois) participantes, a competição se dará na forma prevista no inciso III do artigo 30.

Art. 35 - A Taça Roraima, categoria sub-17, masculina e feminina, terá o sistema de disputa previsto no artigo 32.

 

 

 

 


 
Voltar
Todos os direitos reservados a Federação Roraimense de Futebol de Salão - F R F S