REGRA 11 - CONTAGEM DE TENTOS


 

1. Respeitadas as disposições em contrário referidas nesta regra, será válido o tento quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta ou fundo entre os postes de meta e sob o travessão, contanto que não tenha sido arremessada, carregada ou impulsionada com a mão ou braço de atleta atacante.
2. A equipe que tenha consignado maior número de tentos será considerada vencedora da partida. Se houver igualdade no número de tentos assinalados por cada equipe ou se nenhum for consignado pelas equipes disputantes, a partida será considerada empatada.
3. Se durante a partida ocorrer deslocamento do travessão ou dos postes de meta, coincidentemente com o chute a meta, o árbitro poderá validar o tento se a bola houver cruzado a linha de meta ou fundo, entre os postes e o travessão quando de sua posição normal.
4. Quando do sinal do encerramento da partida, se a bola estiver na trajetória da meta e a bola penetrar na mesma, sem tocar em qualquer atleta, com exceção do goleiro defensor, o tento será válido. A bola de saída não precisará ser executada. O árbitro encerrará a partida assim que a bola concluir sua trajetória, tocar ou ser tocada por qualquer atleta, exceção ao goleiro defensor ou bater nos postes ou travessão de meta e retornar. Se a bola tocar diretamente no goleiro defensor e entrar, o gol será válido.
5. Não será válido o tento resultante de tiro livre indireto, a menos que a bola, em sua trajetória, toque, ou seja, tocada por qualquer outro atleta, inclusive o goleiro, colocados dentro ou fora de sua área de meta ou penal.
6. Será nulo o tento originado de qualquer arremesso do goleiro adversário ou de arremesso de meta por ele executado com as mãos, salvo se a bola, em sua trajetória, tocar ou for tocada por qualquer atleta que não seja o goleiro. Se a bola penetrar diretamente ou tocar no goleiro, dentro ou fora da sua área de meta, será executado arremesso de meta.
7. Se, ao segurar ou arremessar a bola, ou dar um munhecaço na mesma, o goleiro permitir que a bola entre e ultrapasse inteiramente a linha de meta ou fundo, entre os postes e sob o travessão de meta, o tento será considerado válido.


Voltar

 
Todos os direitos reservados a Federação Roraimense de Futebol de Salão - F R F S