REGRA 4 - EQUIPAMENTOS DOS ATLETAS


  1. É vedado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis etc.... Será permitido somente o uso de aliança. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.
  2. O equipamento dos atletas compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras, tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas. As caneleiras deverão estar completamente cobertas pelas meias e serem confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao atleta (borracha, plástico, poliuretano ou material similar).O capitão da equipe deverá usar uma braçadeira em um dos braços para identificá-lo. Os atletas poderão usar tornozeleiras de qualquer cor, por dentro ou por fora das meias.

  3. Nas costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão colocadas numerações de 1 (um) a 15 (quinze), vedada a repetição de números na mesma equipe. É igualmente obrigatório a diferenciação entre a cor do número e cor da camisa, visando assegura a identificação pelo árbitro e pelo público. Os números das costas terão o tamanho de 15 (quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura e os números de frente terão o tamanho de 8 (oito) a 10 (dez) centímetros de altura.

  4. O goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos demais atletas de linha de ambas as equipes, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho.

  5. O atleta que apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor predominante no calção.

  6. O atleta que não se apresentar devidamente equipado, camisa por dentro do calção, meias levantadas, desatendendo às exigências desta regra, será retirado da quadra de jogo, temporariamente, somente podendo retornar à disputa da partida com a autorização do árbitro e no momento em que a bola estiver fora do jogo e uma vez verificada a regularidade do equipamento. O atleta que tiver que deixar a quadra de jogo para corrigir o seu equipamento, deverá fazê-lo pela zona
    de substituição correspondente a sua equipe.

  7. Os atletas não podem mostrar camisetas interiores com lemas ou publicidade. Os organizadores da competição devem sancionar o atleta.

  8. As camisetas dos atletas devem ter mangas.

    Da comissão técnica:

  9. Os membros da comissão técnica não podem permanecer no banco de reservas usando camisas sem manga, bermudas, short, calções, sandálias ou chinelos. Não será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação(rádio, telefones, etc...)
Voltar

Todos os direitos reservados a Federação Roraimense de Futebol de Salão - F R F S